Fio de malha: o que é e como fazer (DIY)

Fazer crochê usando fio de malha é uma nova tendência no artesanato. O fio de malha, também conhecido como trapilho, é um resíduo das indústrias têxteis. Ele é produzido através da reciclagem de retalhos de malha provenientes da indústria têxtil. Por isso é tão dificil encontrar fios da mesma tonalidade ou estampa. Trata-se um material sustentável e praticamente exclusivo.

Porém, esse material ainda é difícil de achar em algumas cidades do país. Mas, você sabia que é super fácil de produzir seu próprio fio de malha? Com algumas camisetas velhas você consegue fazer um novelo de fio de malha para transformá-lo em um cesto de crochê, por exemplo.

O cesto abaixo fiz mesclando fio de malha industrial (verde limão) com o fio de malha que produzi em casa (rosa choque) de uma blusa que não usava mais.

12342357_552881204878160_5853136725854568674_n
Cesto feito em crochê com fio de malha, através da mesclagem de fio industrial e fio de malha feito em casa.

Segue imagem do pass0-a-passo que criei para te ensinar a fazer seu próprio fio de malha:

fio de malha diy.jpg

1. Corte as mangas e a gola da camiseta que voce vai reaproveitar. (Figuras 1 e 2)
2. Dobre o que sobrou da camiseta, deixando uma pequena faixa de tecido de margem onde não será cortado, como aponto na imagem n.4. (Figuras 3 e 4)
3. Corte a camiseta em tiras paralelas na espessura de um dedo, sem chegar ao final do tecido, respeitando a margem. (Figuras 5 e 6)
4. Depois abra o tecido cortado, deixando no centro a área que não foi cortada. Corte traçando uma diagonal entre as faixas de tecido paralelas, como indicado nas linhas tracejadas da Figura 7. Siga até o fim, cortando todas as ligações entre as faixas. (Figuras 7 e 8)
5. O resultado é uma longa tira de tecido contínua. Estique-a para dar forma ao fio. (Figuras 9 e 10)
6. Ao fim é só enrolar esse fio na mão formando um novelo que está pronto para usar. Está pronto seu fio de malha. (Figuras 11 à 14)

Se ficar alguma tira de tecido solta do novelo, voce pode emendá-la facilmente. Eis o passo-a-passo:

fio de malha_emenda.jpg

1. Faça dois pequenos cortes em cada extremidade da tira de tecido que ficou solta. E outro corte na ponta final do novelo ao qual se vai emendar a tira. Veja o detalhe nas Figuras 1 e 2.
2. Passe a ponta da tira solta por dentro do buraco feito na extremidade do fio do novelo. (Figuras 3 à 5)
3. Passe a outra ponta da tira no meio do buraco feito nela. (Figura 6)
4. Puxe o fio até ele atravessar todo, formando um nó. Pronto, o fio está emendado de forma segura e discreta. (Figuras 7 e 8)

cesto fio de malha artesanal
O cestinho que resultou do fio de malha que criei foi feito com uma camiseta pequena e de tecido fininho, por isso não rendeu muito. Tive que mesclar com outro fio (aqui industrial) para finalizar o cesto.

Então, gostou do tutorial? Parece difícil de fazer, mas não é. Espero que tenha conseguido explicar de forma clara.

Com o fio de malha é possível fazer vários itens de decoração. Eu mesma já fiz várias peças, você pode encontrar algumas delas lá no Porta-LuVa.

2 comentários sobre “Fio de malha: o que é e como fazer (DIY)

  1. Gostaria de aprender a fazer o fio de malha a partir da malha comprada a metro ou a quilo.
    Minha dúvida é se é cortado ao longo do comprimento ( paralelo à orela ) ou na largura da peça.
    Agradeço a atenção!

    Curtir

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )